Geral — 03 de outubro de 2017

OUTUBRO ROSA, AGARRE ESSA IDÉIA

 

Estamos no início de um mês muito especial. É o Outubro Rosa, que tem como símbolo o laço rosa e obteve muitas adesões de diferentes setores da sociedade. “Aderimos a esta campanha para alertar, conscientizar as mulheres e a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Recomendamos que elas façam os exames”, diz Antonio Vítor, presidente da Fetiasp (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado de São Paulo). Junto com os sindicatos filiados, a Federação fala sobre o tema para as trabalhadoras de suas bases. “Exames de prevenção e diagnóstico podem salvar muitas vidas”, declara Neuza Barbosa de Lima, vice-presidente da Fetiasp.

A campanha começou nos Estados Unidos.O laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.Sete anos depois, em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, as entidades começaram a fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.

As ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. No começo, para sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas e desfile de modas com sobreviventes de câncer de mama.

No Brasil, a primeira iniciativa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

Novembro Azul- Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata

“Outubro Rosa é dedicado às mulheres e o Novembro Azul aos homens”, destaca Antonio Vítor. Para ele, é preciso acabar com o preconceito sobre o exame do câncer de próstata, que é  um dos tipos da doença que mais atinge os homens.” E apenas um exame físico de toque, de apenas 10 segundos, faz a diferença na vida. O exame tem como objetivo examinar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula”, observa.

“Vamos fazer os exames”, conclama o presidente da Fetiasp.

FONTE:  Imprensa Fetiasp

Compartilhe

Sobre o Autor

fabio

Home    /    Conheça a FETIASP    /    Notícias    /    Diretores    /    Webmail    /    Fale Conosco

Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo

Rua Conselheiro Furtado n 987 Bairro Liberdade - Fone:(11) 3273 7300 - 01511-001 - São Paulo- SP