Destaques Notícias — 03 de fevereiro de 2026

Nesta terça-feira, dia 03 de fevereiro, o Presidente do Stia Campinas – SITAC e Vice-Presidente da Fetiasp – Marcos Araujo esteve na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, na capital paulista representando o Presidente da Federação da Alimentação – Melquiades de Araújo, em uma importante reunião a convite do líder sindical filiado à FETIASP, o companheiro Vicente Aparecido Romero, do Sind. de Alim. de Votuporanga.

Vicente falou sobre uma delicada situação que vem ocorrendo no estado de São Paulo e também no Brasil de modo geral, com relação ao recebimento de um carregamento de 100 toneladas de tilápia (peixe) vindo diretamente do Vietnã, numa negociação feita pelo governo federal aonde se encaminhou pela empresa JBS a carne que estava no Brasil, com os embargos americanos, recebendo a tilápia numa tributação zero: assim trazendo enormes prejuízos e problemas para toda a cadeia de pescado, principalmente do estado de São Paulo. 

Este processo ocorreu em dezembro de 2025 e, tanto o Paraná quanto Santa Catarina, cada estado tratou o problema tributário de diversas formas, ou seja, o Paraná criou um imposto de 22% sobre este produto para não atrapalhar a competitividade do Paraná, haja vista o estado de São Paulo, onde a tarifa foi elevada, criando assim uma guerra fiscal entre os estados. Já em Santa Catarina houve preocupação pelo viés sanitário, alegando que esses peixes não possuem um controle sanitário condizente com as normas da ANVISA, podendo vir carregando material pesado, como chumbo, cobre, mercúrio etc.

O estado de São Paulo ainda não havia tomado nenhuma atitude sobre este processo.  Então, houve a necessidade de agendamento desta reunião com as associações afins, onde participaram representantes dos setores envolvidos: Jairo pela AbiPesca; Celso Junqueira, pela BTJ; Mauro Nakata, como proprietário de frigorífico tradicional; Christian e Francisco Medeiros da Brazilian Fish; Ramon Amaral, que é o CEO da Brazilian Fish em Santa Fé do Sul (que por sinal é base do Sindicato da Alimentação de Votuporanga); Martinho Colpani representando associação que cuida do pescado; o deputado estadual Itamar Borges, que intermediou a reunião em São Paulo com o secretário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Melo Filho; políticos que atuam nas cidades envolvidas neste processo e o Vice-Presidente da FETIASP Marcos Araújo.  

Marcos ressaltou na reunião que São Paulo é o segundo maior produtor de pescado do Brasil e que essa essa situação, por exemplo, em Santa Fé do Sul e região, pode atingir diretamente em torno de 4 mil empregos nessa cadeia produtiva: o que envolve desde a produção da ração para peixe, até o abate etc. 

“A Brazilian Fish é uma empresa situada na nossa base e é uma das principais indústrias de processamento de peixe na cidade. Sabemos que o setor é muito dinâmico, onde o frigorífico passa por períodos de reestruturação. Houve o fechamento de uma unidade da JBS, em 2017, na região. Então a piscicultura é um motor econômico primordial da cidade, pois tem investimento muito constante do empresariado e isso vai afetar diretamente porque os Estados Unidos taxaram a nossa tilápia, entendendo que é um animal exótico, uma vez que ele é de origem africana. Então nós cultivamos aqui uma espécie africana e houve a tal da taxação norte-americana em 50%. Lembrando que também a exportação de tilápia no Brasil é 97% do nosso mercado. Então o Paraná é um competidor natural. Haverá uma guerra fiscal entre os estados envolvidos. Então agora todas essas associações precisam se reunir para poder resolver esta situação”, disse Marcos.

Aliás, Marcos disse a todos que Araujo se prontificou em marcar uma conversa urgente entre representantes do setor presentes nesta reunião o ministro da Indústria e Comércio e o Vice-Presidente da República – Geraldo Alckmin, para apresentar soluções para a situação, pois estas 100 toneladas vindas do Vietnã são apenas o início de um processo que poderá importar centenas de milhares de toneladas de tilápias.

Notícias Relacionadas

Retrospectiva FETIASP 2025

Retrospectiva FETIASP 2025

01 de janeiro de 2026

Compartilhe

Sobre o Autor

Elton

Home    /    Conheça a FETIASP    /    Notícias    /    Diretores    /    Webmail    /    Fale Conosco

Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo

Rua Conselheiro Furtado n 987 Bairro Liberdade - Fone:(11) 3273 7300 - 01511-001 - São Paulo- SP