A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins do Estado de São Paulo é entidade de 2º grau, com sede própria à Rua Conselheiro Furtado, 987, em São Paulo, onde tem seus departamentos bem como alojamentos, especialmente para os dirigentes do interior.
Congrega em seu quadro de filiados 55 Sindicatos, representando aproximadamente 350.000 trabalhadores. Fundada em 1.942, teve seu reconhecimento oficial no ano de 1.944, sendo seu presidente atual – mandato 2.013/2.017 – Sr. Melquíades de Araújo.
A entidade está filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins. Dentre suas várias atividades destaca-se a de coordenar os Sindicatos filiados nas negociações coletivas, tanto na preparação das assembléias como na formação de Comissões de discussão. Além disso promove cursos destinados aos dirigentes sindicais, tanto na área sindical como trabalhista, através de pessoas especializadas.
Recentemente introduziu curso de informática, ensejando a requalificacão dos componentes da categoria para os novos tempos que se avizinham, e de qualificação aos que acabam de chegar ao mercado de trabalho.
Na área jurídica presta assistência aos trabalhadores inorganizados em Sindicato, e acompanha em fase recursal os processos promovidos pelos Sindicatos filiados, nos Tribunais de São Paulo e Campinas. Atende consultas telefônicas, esclarecendo dúvidas de aplicação de Convenção Coletiva ou de preceitos Consolidação das Leis do Trabalho.
Nosso Desafio
*Missão
Promover o equilíbrio das relações de trabalhadores por meio da ação judicial e fiscal, intermediação dos conflitos, apoio à geração de trabalho, emprego e renda e dar assistência ao trabalhador e cidadão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
*Visão de Futuro
Ser uma organização de excelência em gestão sindical e na prestação de serviços aos trabalhadores, atuando como instrumento efetivo de transformação positiva das práticas sindicais e sociais.
*Valores
-Excelência no atendimento aos trabalhadores;
-Ética no serviço sindical;
-Correta aplicação dos recursos que são provenientes dos trabalhadores;
-Eficiência e eficácia na prestação dos serviços sindical;
-Bem-estar e total satisfação dos trabalhadores e colaboradores;
-Participação dos trabalhadores e da sociedade civil organizada no planejamento e controle das ações;
-Contribuir para transformar a prática social e moral.
*Objetivos
-Combater o índice de Informalidade no mercado de trabalho.
-Erradicar a mão de obra terceirizada no grupo da alimentação.
-Melhorar as condições de trabalho quanto à segurança e saúde e meio ambiente do trabalhador.
-Promover o trabalho decente e erradicar o trabalho infantil e mão de obra escrava.
-Estimular a participação da sociedade e trabalhadores no processo da Reforma Trabalhista e Sindical.
-Aperfeiçoar os mecanismos de gerenciamento, controle e avaliação das práticas de mediação de conflitos nas relações do trabalho.
-Garantir a publicidade e o acesso às Convenções Coletivas de Trabalhos acordadas.
-Otimizar o processo de atendimento aos trabalhadores.
-Modernizar e otimizar o processo jurídico em relação a falências, concordatas, arrestos, ações trabalhistas.
-Disseminar, junto aos trabalhadores e a sociedade, informações relevantes sobre Legislação Trabalhista, Piso Salarial da categoria, ações sindicais junto as empresas e trabalhadores.
-Promover ações de capacitação, qualificação e de geração de emprego, trabalho e renda, junto ao trabalhador e sociedade.
-Fomentar oportunidades de trabalho baseadas na autogestão, cooperação e solidariedade.
-Garantir a satisfação dos trabalhadores do grupo da alimentação e da sociedade civil organizada sobre nossos objetivo e metas de prestação de serviços.
-Melhorar o atendimento e os benefícios aos trabalhadores do grupo da alimentação.
-Assegurar o compromisso, a satisfação e a qualificação dos trabalhadores.
-Estimular o exercício da cidadania por parte dos trabalhadores e da sociedade.
-Melhorar a gestão com base nos critérios de excelência.
-Manter e melhorar cada vez mais a imagem da instituição.
Autor: Melquiades de Araújo (Ex-Presidente da Fetiasp)