Aconteceu na terça-feria (10/10) um encontro com diversas lideranças sindicais juntamente com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e com o Ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
O Secretário de Educação e Cultura da Federação da Alimentação de São Paulo – FETIASP, e Presidente do Sindicato da Alimentação de Campinas – SITAC – Marcos Araújo, esteve presente no evento representando o setor da alimentação nacional, da Força Sindical, e outros representantes sindicais de outros setores, que apresentaram documento visando o desenvolvimento nacional, com geração de empregos de qualidade, proteção social e trabalhista, condições de trabalho seguras e saudáveis, e remuneração justa.
⠀⠀⠀
O documento também apresentou assuntos como: desenvolvimento industrial, reindustrialização nacional, formação e qualificação profissional, geração de emprego de qualidade e trabalho decente, promoção de acordos setoriais nacionais. A reunião iniciou às 10h e teve duração de mais de duas horas.
“Falamos abertamente sobre apresentação do PAC às Centrais, Confederações e Federações, além dos sindicatos terem protagonismo na pauta nacional, redução jornada trabalho, qualificação e requalificação de material humano e não deixar o FAT acabar”, disse Marcos.
No site oficial do MTE, uma nota citou o encontro dizendo que Luiz Marinho informou aos representantes que o MTE tem feito alguns pactos com os setores da economia buscando a lógica do trabalho decente e que pretende também construir essa possibilidade com o setor da construção civil. “Está em construção a possibilidade de criar pactos voltados a construção civil em vários setores, que inclusive têm grande incidência para trabalho análogo à escravidão, para a partir do compromisso com o meio empresarial, trabalhadores e sociedade se elimine o trabalho degradante e a partir daí a construção do conceito do trabalho decente”.
A agenda oficial dos encontros entre lideranças sindicais e representantes do governo foi criada pela IndustriaLL Brasil, que é uma associação trabalhista formada por representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical – entidades estas que representam 10 milhões de trabalhadores e trabalhadoras da indústria brasileira.
⠀⠀⠀
Matéria: SITAC Capinas-SP